Ratita passo a passo

O que vou mostrar aqui não é um tutorial. Apenas um pequeno passo a passo de como fiz o banner do site. A Ratita é baseada no modelo Victoria 4 da Daz3D.
Normalmente eu uso o Daz Studio para criar o personagem e depois abro ele no Carrara onde componho a cena e renderizo. Mas este foi direto no Carrara. Gosto deste programa porque ele renderiza mais rápido que os outros como o Poser e o Daz Studio e em poucos minutos tenho uma imagem excelente.
Primeiro de tudo, carrego o modelo Victoria 4 que vem com a textura básica dela.



Em seguida, fiz uma busca pela net por texturas e roupas que chegassem o mais próximo possível do visual da mascote que já havia desenhado em 2d no meu antigo blog. Existem vários sites como ShareCGRenderosityMOST Digital CreationsContent ParadiseArt Raiders, entre outros, onde você pode baixar roupas, skins (textura de pele), cabelos, acessórios, poses e até personagens completos para uso livre. No próprio site da Daz3D, existem alguns modelos free.


Na seção Texture do Carrara personalizei as texturas de acordo com ela e adicionei o logo da minha banda favorita à camiseta. Mas como nem sempre se consegue encontrar tudo, as orelhas de rato eu tive que modelar no Hexagon, um programa também da Daz3D, muito fácil de modelar.




Exportei para o Hexagon apenas a cabeça para ter como referência para a modelagem. E a partir de uma esfera, consegui modelar uma orelha em poucos minutos.
De volta ao Carrara, Importei as orelhas e fiz alguns testes de render com iluminação global.



Para finalizar, adicionei pêlos às orelhas com a ferramenta Hair, coloquei-a na pose e ajustei o frame da câmera do tamanho do banner e fiz o render final.



 Adoro essa personagem porque ela tem um misto de cosplayer, de anime com uma pitada de Rock. Tudo que eu gosto!
Mais pra frente pretendo postar alguns tutoriais sobre como iniciar no 3D de uma maneira mais divertida, sem ter tanta frustação como muitos que tentam aprender por um software top de linha e descobrem que não é tão simples assim.



Nenhum comentário: