Animação 3D no Poser com criatividade

Muitas pessoas acham que só programas top como 3dsmax, Maya, Softimage, Lightwave, Cinema4D e outros, tem a capacidade de produzir animações de qualidade. Eis a prova de que tudo depende de criatividade e talento do artista.
Mounty Oum é um excelente animador que se tornou famoso após sua animação Haloid de 2007, baseada no jogo Halo, que virou hit no site Game Trailers com mais de 4 milhões de views. Sua especialidade são as eletrizantes cenas de lutas, o que o levou a trabalhar em um estúdio de games como animador especialista nessas cenas.

O vídeo todo foi animado no Poser, onde ele gerou os frames separando os personagens, do cenário e depois compondo na edição adicionando também os efeitos especiais. Veja o making of.

The Making of Haloid (veja parte 2 e parte 3)
Em outubro do mesmo ano de 2007 ele lançou o primeiro vídeo de Dead Fantasy, um fan movie baseado no jogo Final Fantasy. Teve 5 episódios e mais um preview do sexto.
O mais incrível é que ele não renderiza as animações, poupando um enorme tempo de produção. Ela é toda feita como se fosse quase um jogo de vídeo game, onde a ação acontece em tempo real. A animação que você vê ele trabalhando na tela do Poser é praticamente a animação final.

Apesar de modelar seus personagens no Maya, ele sempre usou o Poser em todas as suas animações, por considerar simples de usar e com a praticidade de poder salvar ciclos de animações na biblioteca do Poser e poder reusá-las futuramente em outros trechos do filme. Isso acontecia muito nos antigos desenhos da Hanna-Barbera e Filmation, que denominaram de animação econômica, onde eles criavam stock animations, que seriam uma biblioteca de sequências animadas, como por exemplo um ciclo de animação do He-Man correndo que era usado em outras cenas do desenho mudando apenas o cenário e em vários outros episódios, tudo para economizar e agilizar na produção da série sem perder a qualidade. E na animação 3D o Poser torna isso muito prático.
E o que também lhe poupa tempo é que ele usa um sistema de motion capture (captura de movimento) que pode ser importado no Poser e com apenas alguns ajustes está pronto mais um ciclo de animação.
Seus mais recentes trabalhos juntamente com o estúdio Rooster Teeth, são as webseries Red vs Bluetambém baseada no game Halo e RWBY, um anime em 3D que está sendo patrocinada pela SmithMicro proprietária do Poser.

Nenhum comentário: