Making of Capa de CD

Como dito no último post, segue making of da capa do cd do Capitão Amnésia. Cliquem nas imagens para ampliar.
Definido o tamanho 12x12cm e a idéia da ilustra, faço um esboço e escaneio para o Illustrator onde pintarei o contorno. O que no modo manual seria o mesmo que o nankim.

 sketch digitalizado

No Illustrator, na aba Brush, crio um novo Brush (New Brush...>New Calligraphic Brush) com o nome de Cartoon Brush. Configuro conforme a figura abaixo o que dará quase o mesmo efeito de um pincel com nankim, com linhas finais e grossas, quando você configura a opção Diameter como Pressure. Nesta eu usei 9pt de Diameter e 5pt de Variation, mas pode-se ajustar conforme o tamanho do desenho e ir testando como achar melhor.


Configuração do Brush

Com uma tablet desenho o contorno num layer acima ao do esboço escaneado. A minha é uma Bamboo Wacom, mas há pouco tempo também já desenhei com um novo modelo da Genius e o resultado é quase o mesmo. O que muda é só o peso da caneta.
Mas por que fazer o contorno no Illustrator e não no Photoshop? Porque no Illustrator é mais prático! Cada traço que você faz é um objeto independente onde você pode aumentar ou diminuir a grossura do traço na opção Stroke e/ou editar com a ferramenta Direct Selection e ir puxando os pontos. Se um traço sair torto, ou muito fino, ou muito grosso,  não precisa usar a borracha, é só editá-lo pois é um vetor.


Pintando o contorno

Depois de feito o contorno, exporta-se como PSD para colorir no Photoshop ou outra extensão para  outro programa de pintura que preferir. Neste caso, experimentei o ArtRage onde achei muito fácil e gostoso de pintar. Eu não sou muito bom de pintura, mas até que não borrei pintando a óleo. Pra quem quiser experimentar, tem uma versão gratuita aqui. E o legal é que ele importa PSD entre outros formatos. E dá pra colocar imagens de referência de cor, como podem ver nos cantos superiores da figura abaixo.


Pintura no ArtRage

Por fim desenhei e vetorizei o cenário no Illustrator e exportei para o Photoshop onde juntei com nosso herói e o bombeiro já coloridos.

 
Esboço do cenário

Cenário vetorizado

No Photoshop acrescentei o logo, o texto, sombra e alguns retoques finais. Abaixo a capa finalizada.




Bem, este foi o processo que utilizei para a ilustra desta capa. Se algo não ficou muito claro ou se tiverem alguma dívida (procurem um agiota), alguma dúvida ou sugestão, comentem ou mandem e-mail.
Há braços!

2 comentários:

MARIANA CZ disse...

Esse ficou de mais! Muito bom!

Robson olivieri disse...

pow muito gostei achei muita massa parabéns mesmo